Design sem nome (2)_edited.jpg
 
doing work together_edited.jpg

ACADEMIA GRACE

Concurso sobre Responsabilidade Social Corporativa

A Academia GRACE é um dos pilares de atuação do Projeto Uni.Network, e tem como centro o desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade e Sustentabilidade Corporativas ou temáticas conexas.

O objetivo é que cada aluno possa contactar com as temáticas em causa, ser inspirado por elas e, como parte do Prémio, ter uma experiência relevante neste âmbito, enriquecedora do seu percurso pessoal e profissional.

 
Teacher Writing a Formula on a Blackboard

VIII EDIÇÃO ACADEMIA GRACE

Economia Circular | Bem-estar dos colaboradores

No ano letivo 2021/2022, os alunos deverão dar resposta a um dos seguintes temas:

1.Economia Circular

O atual modelo económico, baseado na “extração, consumo e desperdício” tem resultado na perturbação e destruição dos ecossistemas de que dependemos, levando à necessidade do uso sustentável dos recursos. A economia circular surge assim como uma alternativa sendo, segundo a Comissão Europeia (aqui), um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Segundo a Fundação Ellen McArthur (aqui) este modelo circular cria valor económico, social e ambiental, baseando-se em três princípios:

1. Eliminar resíduos e poluição desde o principio;

2. Manter produtos e materiais em uso;

3. Regenerar sistemas naturais 

Assim, tendo em conta a definição e os princípios da Economia Circular acima expostos apresente uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas (uma empresa, um setor, etc., a nível nacional) podem integrar práticas de economia circular no seu negócio.


2. Bem-estar dos colaboradores

Contribuir para a saúde física e emocional dos colaboradores é cada vez mais necessário para aumentar a motivação, o compromisso e a produtividade das equipas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (aqui), o bem-estar no local de trabalho está relacionado com todos os aspetos da vida profissional, desde a qualidade e segurança do ambiente físico até à forma como os trabalhadores se sentem em relação ao seu trabalho.


A pandemia da Covid19 veio acentuar este tema e acelerar a atuação das empresas na promoção do bem-estar e saúde dos colaboradores.

Assim, apresente uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas (uma empresa, um setor, etc., a nível nacional) podem promover um maior bem-estar dos seus colaboradores.

 

ESTRUTURA DO CONCURSO

. A elaboração pelos alunos, individualmente ou em grupo (máx. 4 pessoas), de um trabalho académico sobre o(s) tema(s) definido(s) anualmente pela Direção do GRACE.


. A avaliação dos trabalhos por um Júri que integrará elementos designados pelo GRACE, e que atribuirá os seguintes prémios:

  • Prémio Academia GRACE

  • Prémio Ideia

  • Prémio Ação

  • Prémio Impacto

Estes serão atribuídos de acordo com os seguintes critérios:

  • Pertinência da abordagem

  • Originalidade

  • Aplicabilidade

  • Impacto na comunidade

  • Impacto interno

  • Replicabilidade

. A distinção dos alunos autores dos melhores trabalhos académicos apresentados, com uma apresentação pitch em Evento GRACE e a participação gratuita na Escola de Verão GRACE.

Concurso exclusivo a alunos de entidades académicas protocoladas com o Projeto Uni.Network.

 

RECURSOS

Informação adicional útil

APRESENTAÇÃO 26_JUN.jpg

V EDIÇÃO
2018-2019

Apresentação final e Pitchs vencedores

Testemunho ISCTE V EDIÇÃO.jpg

V EDIÇÃO
VENCEDORES

Testemunho do Projeto Vencedor da V Edição, ISCTE-IUL

Sustainable_Development_Goals_POSTER_PT.

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Brochura dos ODS com metas

 
Teenage Students Raising Hands

MAIS INFORMAÇÕES

NOW_Beato
Rua da Manutenção, 67
Lisboa

www.grace.pt

+351 21 352 91 01

  • Facebook
  • LinkedIn

Obrigado pelo envio!

 

Obrigado pelo envio!